Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 28 visitantes online.

Buscar

Vacinação contra a gripe na cidade de SP começa para toda a população nesta segunda-feira
em

Imunização passa a ser oferecida para pessoas a partir dos 6 meses de idade nas 479 UBSs da capital. Cobertura vacinal entre grupos prioritários está em 25%.

A vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (19) para toda a população acima de seis meses de idade.
 
A imunização ocorre, de graça, nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
 
Aos sábados, a vacinação estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.
 
Nas clínicas particulares, a vacina custa entre R$ 100 e R$ 120, em média.
 
Baixa adesão entre o grupo prioritário
Neste ano, a campanha teve início com foco nos grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
 
No entanto, a campanha teve uma baixa adesão da campanha até o momento. Desde o início da vacinação, em 28 de março, até a semana passada, cerca de 1,09 milhão de doses tinham sido aplicadas, o que representa apenas 25% de cobertura vacinal entre o público-alvo prioritário, estimado em 4,8 milhões de pessoas.
 
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a ampliação tem como objetivo conter o avanço das doenças respiratórias, especialmente neste período do ano.
 
Prevenção
A gripe é transmitida por meio das secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por contato indireto, quando as mãos levam o vírus da superfície contaminada à boca, nariz ou olhos.
 
Medidas como lavar as mãos com frequência, usar máscara, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e manter os ambientes ventilados ajudam a reduzir o contágio.
 
A vacina contra a gripe é segura e não provoca a doença. As unidades de saúde da rede municipal seguem realizando o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.
 
A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa.
 
Canal para tirar dúvidas
O governo de São Paulo, por meio da SES-SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet.
 
O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br