Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 7 visitantes online.

Buscar

Idoso rompe tabu ao fazer curso para mexer no PC

 

O aprendizado não é tão rápido, mas vale enfrentar a resistência inicial porque ele acontece no ritmo certo
É natural que as pessoas de mais idade tenham receio de mexer no computador ou em aparelhos como celular e toca-MP3. Afinal, são produtos (e serviços) que não são típicos de sua geração. 'O novo pode causar medo e ansiedade em qualquer pessoa. E há uma cobrança hoje em torno dos 'iletrados digitais', mesmo que sejam idosos', explica a psicóloga e gerontóloga da Unifesp, Cláudia Ajzen.
 
'Equipamentos que não tinham nada a ver com o seu dia-a-dia passam a ser necessários, não só para que eles se insiram socialmente, nas conversas com filhos e netos, mas também para que mantenham sua autonomia', completa.
 
Mas vale a pena romper a resistência inicial porque a internet pode abrir um novo mundo de possibilidades para a terceira idade e levar o idoso a descobrir uma parte de sua personalidade que desconhecia.
 
Foi o que aconteceu com o aposentado José Cezarino, de 75 anos. 'O computador deixa a gente meio louco, né?', brinca. Ele começou a usar a internet em busca de uma companheira. Com o auxílio do neto, criou um perfil no Orkut, em que se apresentou como um 'idoso à procura de alguém'. Chegou a ir até o Mato Grosso para conhecer uma pretendente.
 
Mas não deu certo. 'Não me preparei bem. Fui direto para a casa dela, depois de uma viagem de oito horas', justifica. Hoje, Cezarino namora uma pessoa que conheceu 'offline' e, apesar de a web não ter sido o cupido, diz que adora o contato com a rede. 'Só que ainda apanho muito', reclama. Nada mais normal. 'O aprendizado nessa faixa etária é mais devagar, mas, no ritmo certo, ele acontece', diz Cláudia Ajzen.
 
Por isso, uma boa idéia é fazer um curso voltado à terceira idade, já que, com freqüência, as pessoas mais próximas, como filhos e netos, não têm paciência ou tempo para explicar. E isso pode desestimular o idoso.
 
Pequenas adaptações no PC também podem facilitar o aprendizado e o dia-a-dia. É possível, por exemplo, aumentar o tamanho das letras de sites da internet. Aperte a tecla 'Ctrl' e mexa no botão de rolagem do mouse.
 
Uma das reclamações mais freqüentes é como controlar o mouse, aquele acessório que parece um ratinho e serve para controlar a maioria das funções no PC. É possível configurá-lo para que reaja um pouco mais lentamente, mas o segredo é treinar, treinar, treinar. Use e abuse de joguinhos como Paciência e Campo Minado: o movimento de arrastar objetos é uma excelente maneira de aprender a dominar o danadinho.
 
Também é preciso adaptar a mente para entender esse novo universo. 'Uma senhora uma vez me perguntou se pausando a música que ela ouvia na web poderia riscar. Quer dizer, ela ainda raciocinava como se fosse um disco de vinil', conta Izabel de Madureira Marques, coordenadora do curso Oldnet, da ONG Aprendiz.
 
(Cinthia Toledo - O Estado de São Paulo)