
Cálculo de especialistas aponta necessidade de 16,97% para Essência Pré e 18,96% para PES, Nosso e Extensive, mas haverá desconto sobre esses percentuais
O Conselho Deliberativo da Vivest aprovou, nesta quarta-feira (30/10), os reajustes dos planos de saúde pré-pagamento (destinados a aposentados, ex-colaboradores das patrocinadoras e familiares) para 2025. A partir do cálculo realizado por atuários externos e confirmados pela equipe da Vivest, os reajustes necessários ficaram em 16,97% para o Essência Pré e 18,96% para o PES, NOSSO PLANO e Extensive, e foram causados, principalmente, pela inflação médica, custo com adoção de novas tecnologias nos tratamentos e aumento da utilização por parte dos beneficiários. No entanto, seguindo a solicitação do Comitê dos Planos de Saúde Pré-pagos*, a fim de reduzir o impacto financeiro para os beneficiários, o Conselho Deliberativo irá conceder um desconto sobre os percentuais de reajuste definidos para 2025 e o aumento será efetivamente de 13,9% para o Essência Pré e 14,54% para PES, NOSSO PLANO e Extensive.
Este desconto só será possível porque, a exemplo do que fez em 2023, a Vivest utilizará parte do Patrimônio Social constituído, preservadas as reservas obrigatórias exigidas pela ANS, para reduzir o reajuste. Os técnicos da Vivest avaliaram se esta alternativa poderia ser repetida este ano e concluíram que seria possível manter a estratégia para arcar com o desconto, o que foi aprovado pelo Conselho.
"Como somos uma operadora de autogestão em saúde e não temos fins lucrativos, conseguimos chegar a esse tipo de solução, a fim de atender às necessidades de nossos beneficiários. Nossos técnicos avaliaram o patamar atual dos recursos acumulados nos planos pré-pagamento de saúde e concluíram que seria possível utilizar uma parte, de forma que a operação dos planos continuasse com o nível de segurança adequado e não impactasse os beneficiários. Assim, conseguimos dar um desconto de 3,07% para os planos da linha Essência Pré, e de 4,42% para os planos das linhas PES, NOSSO PLANO, Extensive e Digna Sabesp Mais”, destaca Luciana Dalcanale, diretora de Previdência e Saúde da Vivest.
Impactos nos reajustes – Segundo a gerente-executiva de Gestão em Saúde da Vivest, Regina Mello, além da incorporação de novas tecnologias nos tratamentos, o impacto nas mensalidades é gerado também pelo envelhecimento do grupo de beneficiários, o que demanda maior utilização do plano de saúde e tem reflexos na mensalidade. “Este tem sido um fenômeno comum nas operadoras de saúde de autogestão, como a Vivest, e certamente tem impacto nos reajustes necessários nas mensalidades. Em contrapartida, temos tomado uma série de medidas de gestão para racionalizar os custos e apoiar os beneficiários na melhora da sua saúde. E é muito importante que eles também utilizem o plano com rigor e consciência, de forma a cuidar da sua saúde e evitar custos desnecessários”, explica.
Quando será o reajuste – Os novos valores começam a ser cobrados nas mensalidades de janeiro de 2025, que são pagas em dezembro de 2024, já que são planos de pré-pagamento.
Entenda como ficará a sua mensalidade:

Veja alguns exemplos abaixo (considerando idade de 59 anos):

Diferenças entre os reajustes da Vivest e o divulgado pela ANS – A Vivest é uma entidade de autogestão em saúde, que oferece aos beneficiários, exclusivamente, os chamados planos coletivos empresariais, ligados necessariamente às patrocinadoras da entidade. Os reajustes desses planos são anuais e definidos a partir de estudos atuariais, que utilizam em seus cálculos os custos médico-hospitalares ocorridos, as mensalidades arrecadadas, entre outras premissas e projeções atuariais. Depois disso, a proposta de reajuste é apresentada ao Conselho Deliberativo, que deve aprovar o percentual antes de ser repassado aos beneficiários, como ocorreu.
Já a ANS, define o reajuste máximo dos chamados planos individuais ou familiares, aqueles contratados por pessoas físicas diretamente com a operadora, sem relação com qualquer empresa. Esses reajustes definidos pela ANS, pela legislação, não valem para os planos da Vivest.
Atenção!
Reforçamos que os reajustes dos planos pré-pagamento não se aplicam aos planos da Vivest da modalidade pós pagamento, que são aqueles destinados aos empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes diretos.
*O Comitê dos Planos de Saúde Pré-pagos é formado por beneficiários indicados pelo Conselho Deliberativo da Vivest.