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Vivest informa: entenda quando é necessária autorização para solicitação de exames
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Exames específicos precisam de análise prévia da Vivest para garantir a cobertura conforme prevê o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sendo assim, a autorização é indispensável em determinados casos, como:

- Procedimentos de Alta Complexidade (PAC);
 
- Procedimentos com Diretrizes de Utilização (DUT) estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
Demais exames, considerados mais simples, podem ser realizados sem a necessidade de autorização prévia da Vivest. Nestes casos, é importante entrar em contato com o laboratório da rede credenciada para verificar se é necessário agendar o procedimento, portando sempre a solicitação médica, documento de identificação e a carteirinha da Vivest.
 
 
 
Como verificar se o exame precisa de análise prévia
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é a lista dos procedimentos, exames, consultas e tratamentos que os planos de saúde devem oferecer aos beneficiários. Portanto, é o primeiro ponto de referência para verificar a cobertura de um exame. Você pode conferir quais exames constam no rol da ANS, clicando aqui.
 
Além disso, o Rol da ANS também determina quais procedimentos são considerados de alta complexidade (PAC) e quais possuem diretrizes de utilização (DUTs), que são critérios essenciais para determinar a cobertura do exame. Se o paciente não atender aos critérios estabelecidos nas DUTs, a cobertura pode ser negada mesmo que o exame esteja listado no rol. A equipe técnica de saúde da Vivest é responsável por avaliar o cumprimento desses critérios. Consulte aqui as DUTs.
 
Análise de autorização de exames e procedimentos (PAC ou DUT)
Para que a equipe técnica avalie as solicitações de exames, é necessário fornecer a documentação mínima exigida, que varia de acordo com a complexidade do procedimento. Geralmente, é necessário apresentar um relatório médico detalhado, justificativa técnica e laudos de exames anteriores e atuais relacionados à solicitação.
 
É fundamental que o médico esteja ciente das informações necessárias para o envio da solicitação de acordo com as exigências da ANS e que encaminhe a solicitação de autorização diretamente à operadora por meio do sistema digital que partilhamos com o prestador da rede credenciada.
 
Alguns exames e procedimentos podem estar incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, preencher os critérios definidos nas Diretrizes de Utilização, mas não estar contratados com um determinado prestador, ou seja, laboratório ou unidade hospitalar. Neste caso, você poderá fazer o exame com um outro prestador que tenha cobertura.
 
Acompanhamento da análise de autorização
Os beneficiários podem acompanhar o status da solicitação através do portal ou receber notificações por SMS. A Vivest se dedica a analisar as solicitações dentro do prazo de 10 dias úteis estabelecido pela ANS, com a maioria dos casos sendo resolvidos em menos tempo do que o previsto.
 
Caso haja alguma pendência ou necessidade de informações adicionais, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Atendimento nos telefones indicados logo abaixo, disponível todos os dias por 24 horas:
 
(11) 4004 0173 (São Paulo e Região Metropolitana) | 0800 722 0173 (Interior de São Paulo e demais estados)
 
Para mais informações sobre a cobertura de exames em seu plano de saúde, entre em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente:
 
Disque Vivest: (11) 3065-3000 ou 0800 0127 173
Chat Vivest: acesse pelo portal www.vivest.com.br