Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 6 visitantes online.

Buscar

Confira quais planos terão reajustes de benefício em junho

Em razão de o IGP-DI - indexador dos planos PPCPFL, PSAP/Eletropaulo, PSAP/Rio Paranapanema -  ter registrado variação negativa entre junho de 2022 e maio de 2023, aposentados e pensionistas desses planos não terão reajuste no valor do seu benefício em junho deste ano.

Confira na tabela a seguir a variação do IGP-DI no período, levando-se em conta a data de início de recebimento da aposentadoria ou pensão.

 
Reajustes do PAP-CV e do PAP-BSPS - Por outro lado, os planos PAP-CV e PAP-BSPS, que formavam o PAP/Fundação CESP e tiveram troca de IGP-DI para IPCA em 2021, terão reajustes aplicados de acordo com a data de início do recebimento do benefício.
 
A seguir, confira a variação do IPCA no período e os reajustes que serão aplicados no PAP-CV e PAP-BSPS:
 
Os reajustes dos planos PSAP/CESP B1, PSAP/Elektro, PSAP/AES Brasil, PSAP/CTEEP, PSAP/Piratininga e PSAP/Emae ocorrem em janeiro.
 
Vivest mantém recomendação de troca de indexador
 
Independentemente da performance do IGP-DI e das variações negativas nos últimos meses, a Vivest continua recomendando a troca desse indexador pelo IPCA nos planos previdenciários, como já alerta desde 2011. O objetivo é garantir o equilíbrio dos planos. Isso porque a maior parte dos recursos dos planos de previdência é investida em títulos do governo e, desde 2008, o governo parou de emitir títulos com correção pelo IGP-DI, passando a indexar seus papéis, principalmente, ao IPCA, índice oficial de inflação do país. Mas o fato de os benefícios concedidos continuarem sendo reajustados pelo IGP-DI gera um descasamento entre ativo (investimentos) e passivo (pagamento dos benefícios). E o descasamento pode gerar déficits e levar à necessidade de planos de equacionamento – quando participantes e/ou patrocinadoras precisam fazer contribuições extras para reequilibrar o plano.
 
Dessa maneira, a proposta de troca de indexador continua sendo defendida pela Vivest junto aos comitês gestores, a fim de assegurar a saúde financeira dos planos de previdência no longo prazo. Para completar, o IPCA é um índice com volatilidade muito menor e reflete mais fielmente a cesta de consumo de aposentados e pensionistas.
 
Até o momento, três planos já realizaram a troca para IPCA: PSAP/Emae, PAP/Fundação CESP e, mais recentemente, PSAP/CESP B1. A Vivest já encaminhou também, para aprovação da Previc, a proposta de mudança de indexador para o plano PSAP/Rio Paranapanema, aprovado pelas instâncias de governança da entidade.