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Vivest: Entenda as novas regras de solicitação de empréstimos

Confira, abaixo, as respostas para as principais dúvidas sobre as novas regras para concessão de empréstimos aos participantes da Vivest:

- Como fazer a solicitação de empréstimo?
O pedido de empréstimo passa a ser feito e assinado de forma eletrônica, pela área exclusiva do participante no portal da Vivest. Para dar ainda mais segurança no processo, após o registro da solicitação do empréstimo, será encaminhado um código (token), via e-mail ou SMS, que deverá ser informado no portal, em até 180 segundos, para finalizar a operação. A aprovação será confirmada por e-mail. Após três dias da solicitação, o participante recebe o valor do empréstimo em sua conta corrente.
Para que entenda como solicitar, caso necessite de empréstimos, a Vivest preparou um passo a passo, que você confere aqui.
 
- O que é e como passa a funcionar a margem consignável?
Margem consignável é o limite que o participante pode se comprometer em seu orçamento mensal para o pagamento de empréstimos. Ou seja, é o valor máximo de parcela que o participante pode assumir.
Para os aposentados e pensionistas, a margem consignável passa a ser apurada em folha de benefícios da Vivest, seguindo a legislação vigente.
 
- O que é e de quanto passa a ser o limite financeiro?
O limite financeiro é o valor máximo de empréstimo disponibilizado ao participante.
Para aposentados e pensionistas, o valor passa a ser definido considerando o menor valor entre:
O valor calculado em função de sua margem consignável, o prazo escolhido e as condições vigentes do empréstimo (taxas e sistema de amortização);
O limite máximo determinado pela Diretoria da Vivest, que atualmente é de R$ 150 mil.
 
- Qual o prazo de amortização do empréstimo?
O prazo máximo para a amortização das parcelas de empréstimo passa a ser estabelecido em função da idade do solicitante, de acordo com a Tabela de Condições Variáveis Vigentes na data de contratação do empréstimo, conforme a seguir:
Participantes ativos, autopatrocinados, aposentados e pensionistas
Idade Prazo de amortização (em meses)
Até 76 120
Entre 77 e 80 102
Entre 81 e 85 72
Entre 86 e 90 48
Entre 91 e 95 30
Entre 96 e 100 18
Entre 101 e 104 6
Acima de 104 0
Aposentados e pensionistas com benefício por tempo determinado
Para empréstimos concedidos a aposentados e pensionistas com benefícios com prazo determinado, ou seja, que o período de recebimento do benefício já está definido, o prazo de amortização do empréstimo não poderá ultrapassar o prazo final do benefício.
Participantes tutelados
Para empréstimos concedidos a dependentes tutelados, o prazo de amortização do empréstimo não poderá ultrapassar o prazo final da tutela.
 
- Como passa a funcionar o fundo de quitação por morte?
A Vivest passará a absorver (quitar) a dívida em caso de falecimento durante a vigência do contrato de empréstimo.
Para isso, a taxa de quitação por morte, cobrada juntamente com a prestação dos empréstimos, foi recalibrada, passando de 0,71% para 0,87% ao ano sobre o saldo devedor dos contratos.
 
- Como posso cancelar a contratação on-line?
Para cancelar a contratação, você deve entrar em contato com o atendimento da Vivest, no mesmo dia em que fez a solicitação do empréstimo, até às 16h, pelo chat ou pelos telefones (11) 3065-3000 ou 0800 012 7173. A resposta será enviada por e-mail. Pedidos de cancelamento feitos depois de 24h da contratação não serão acatados.
 
- Quando vou solicitar o empréstimo recebo a mensagem de que não foi possível conceder, pois o crédito é inferior a R$ 150. Por que isso acontece?
Pelas regras atuais, o valor mínimo de crédito de empréstimo é R$ 150. Ocorre que, como é obrigatório a liquidação do contrato anterior (no Santander) para a solicitação de um novo empréstimo, pode acontecer de o limite atual máximo de empréstimo ser inferior ao saldo devedor atual do empréstimo vigente, e, dessa forma, quando o sistema simula o saldo líquido da nova concessão (Saldo Devedor do novo Contrato menos Saldo Devedor do contrato anterior menos o IOF), o resultado dessa conta pode ficar negativo e, assim, ser inferior ao limite mínimo de R$150.
Nesses casos, somente será disponibilizado um novo empréstimo quando o limite máximo for ampliado (aumento de margem e/ou de reserva líquida no plano) ou o Saldo devedor do contrato anterior for amortizado e/ou liquidado.
 
- Como saber o débito do empréstimo anterior que eu possuía no Santander?
Em sua área exclusiva do portal da Vivest, clique na aba Empréstimos e, na sequência, em Consulta de contratos anteriores. Lá, você poderá visualizar seus empréstimos anteriores.
 
Para entender todas as mudanças, confira a cartilha aqui e o podcast que a Vivest preparou sobre o tema, clicando aqui.