Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 8 visitantes online.

Buscar

Vivest: Reajuste definido pela ANS não se aplica aos planos da Fundação
em

No dia 12 de julho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, no Diário Oficial da União, que os planos de saúde privados de assistência à saúde de contratação individual ou familiar terão percentual de reajuste negativo (de até -8,19%) referente ao período de maio de 2021 a abril de 2022. Informamos que esse reajuste anunciado pela ANS não se aplica aos planos da Vivest, que é uma entidade de autogestão multipatrocinada em saúde e disponibiliza aos seus beneficiários, exclusivamente, planos coletivos empresariais.
Os planos coletivos empresariais são aqueles ligados necessariamente a empresas – no caso da Vivest, são ligados às patrocinadoras. Ou seja, todos os beneficiários – mesmo os aposentados e seus dependentes – têm uma relação com a patrocinadora. Já os chamados planos individuais ou familiares são aqueles contratados pelas pessoas físicas diretamente, sem relação com qualquer empresa.
Os planos coletivos empresariais da Vivest atendem a duas modalidades: pré-pagamento e pós-pagamento. Os planos pré-pagamento são destinados a autopatrocinados, aposentados e familiares de beneficiários que têm relação com as patrocinadoras da Vivest e, pela legislação, seu reajuste não é definido pela ANS, mas sim a partir de estudos atuariais, que têm como base a sinistralidade e a variação do custo médico-hospitalar do período. Depois desses estudos, a proposta de reajuste anual é, então, apresentada ao Conselho Deliberativo da Vivest, que deve aprovar o percentual, antes de ser repassado aos beneficiários.
Já os planos da Vivest na modalidade pós-pagamento são destinados aos empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes diretos e eventuais reajustes no percentual de contribuição para o plano de saúde são definidos com a patrocinadora.
Sobre o reajuste da Vivest
A Vivest já promoveu, em janeiro deste ano, o reajuste referente a 2021 em seus planos de pré-pagamento (PES, NOSSO e Extensive). Sendo assim, o próximo reajuste desses planos será realizado apenas em janeiro de 2022 (com pagamento em dezembro de 2021). Quando aprovado pelo Conselho, o percentual do próximo ano será amplamente divulgado a todos os participantes com a devida antecedência.
Vivest