Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 32 visitantes online.

Buscar

Funcesp esclarece dúvidas sobre auxílio-medicamento e descontos farmacêuticos
em

Em abril, foram realizadas mudanças nas regras para utilização do Programa de Auxílio-Medicamento da Funcesp, que agora é operado pela Funcional Health. Além disso, novos convênios foram firmados com grandes redes de farmácias para oferecer aos participantes descontos na compra de medicamentos e produtos de higiene.
 
Como essas novidades são recentes, alguns participantes ainda têm dúvidas sobre como utilizar esses benefícios. Para aproveitá-los da melhor maneira possível, a Funcesp esclarece:
 
1) QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESCONTO E SUBSÍDIO?
São dois benefícios diferentes entre si, oferecidos pela Funcesp aos participantes elegíveis na compra de medicamentos, para que adquiram seus remédios e outros itens por valores abaixo daqueles definidos pelas farmácias.
 
No subsídio, a Funcesp paga um percentual determinado do valor cobrado pelo medicamento. Esse percentual varia de acordo com a faixa salarial do participante elegível, conforme tabela do Programa de Auxílio-Medicamento.
 
Já o desconto é a redução do valor do medicamento ou item de perfumaria, realizada a partir de negociação entre a Funcesp – ou a Funcional Health, operadora do Programa de Auxílio-Medicamento –, com as redes de farmácias, que por sua vez têm suas próprias negociações com laboratórios farmacêuticos para oferecer preços reduzidos.
 
2) TODOS OS MEDICAMENTOS VENDIDOS NAS FARMÁCIAS TÊM SUBSÍDIO PELO PROGRAMA DE AUXÍLIO-MEDICAMENTO?
Não. A lista de medicamentos foi definida pela área de saúde da Funcesp e contempla aqueles considerados de boa eficácia nos tratamentos de determinadas doenças.
 
3) É NECESSÁRIO APRESENTAR A RECEITA MÉDICA PARA COMPRAR OS ITENS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO-MEDICAMENTO, MESMO QUE NÃO SEJAM TARJADOS (EXIGIDOS POR LEI)?
Sim, para fins de controle dos recursos utilizados para o subsídio, é necessário apresentar a receita médica em nome do beneficiário do programa. Lembrando que as receitas têm validade de 30 dias, exceto aquelas para medicamentos de uso contínuo, que possuem validade de 180 dias.
 
4) PARA USAR O AUXÍLIO-MEDICAMENTO, O PARTICIPANTE TEM QUE DIGITALIZAR A PRÓPRIA RECEITA?
A digitalização pode ser realizada de duas formas: você pode fazer sozinho, por meio do aplicativo da Funcional Health Tech, empresa que operacionaliza o benefício, ou apresentar a receita em uma farmácia da rede credenciada, para que ela seja digitalizada pelo atendente. Mas, atenção, nem todas as farmácias fazem a digitalização. No portal da Funcesp, na seção sobre o Auxílio-Medicamento, acesse o link da Rede Credenciada de farmácias, onde você pode verificar quais unidades realizam esta operação. Se preferir, acesse o site da Funcional Health (www.funcionalcard.com.br) e verifique as farmácias que fazem a digitalização de receitas no seu bairro ou cidade.
 
5) TODAS AS FARMÁCIAS DAS GRANDES REDES FAZEM A DIGITALIZAÇÃO?
A rede Raia Drogasil não efetua esse serviço, por isso, recomendamos que o participante verifique quais redes e unidades fazem a digitalização antes de efetuar sua compra. Você pode consultar a lista de farmácias credenciadas que realizam a digitalização de receitas no portal da Funcesp, na seção sobre o Auxílio-Medicamento ou diretamente no site da Funcional Health (www.funcionalcard.com.br).
 
6) AO ADQUIRIR MEDICAMENTOS PELO PROGRAMA DE AUXÍLIO-MEDICAMENTO OU PELOS CONVÊNIOS, ALGUM VALOR SERÁ DEBITADO DA MINHA FOLHA DE BENEFÍCIOS OU SALÁRIO?
Não. Nenhum desconto ou subsídio concedido tem custo para o participante, sendo que os subsídios são pagos pela Funcesp e incluídos nos preços no ato da compra. Não haverá qualquer custo adicional descontado em folha de benefícios ou salário após o pagamento da sua compra.
 
7) ALÉM DO SUBSÍDIO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO-MEDICAMENTO, A EMPRESA FUNCIONAL DISPONIBILIZA OS DESCONTOS DA SUA LISTA DE MEDICAMENTOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES DA FUNCESP?
A Funcional possui negociação exclusiva com diversas indústrias e laboratórios, e uma lista de mais de 30 mil medicamentos, com descontos disponibilizados para os participantes oriundos das empresas do setor elétrico.
 
8) É NECESSÁRIO DIGITALIZAR A RECEITA MÉDICA PARA TER ACESSO AOS DESCONTOS DA LISTA DE MEDICAMENTOS NEGOCIADOS PELA FUNCIONAL, DISPONÍVEIS EM TODA REDE DE FARMÁCIAS CREDENCIADAS OU MESMO NAS REDES RAIA/DROGASIL E NA DROGARIA SP?
Não, para obter os descontos dos convênios é necessário apenas apresentar o número do cartão do plano de saúde, que possui 14 dígitos. A receita é necessária para obter o subsídio do Programa de Auxílio-Medicamento, conforme citado na questão 2.
 
Em caso de outras dúvidas, entre em contato por meio dos seguintes canais de atendimento:
* Chat: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
* Disque-Funcesp 0800 012 7173 | (11) 3065-3000, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.