Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 1 usuário e 20 visitantes online.

Usuários online

  • Jane Cheng Hsiao

Buscar

Câncer de pele
No Brasil, 25% dos tumores malignos diagnosticados são da pele.
Pessoas diagnosticadas no início da doença têm 90% de chance de cura.
 
Dos três tipos de câncer da pele mais frequentes, o melanoma é o mais agressivo. Por essa razão, em termos de malignidade, os profissionais de saúde costumam classificar a doença em duas categorias “câncer da pele do tipo melanoma” e “câncer da pele do tipo não melanoma”.
 
O câncer da pele pode provocar metástase, situação em que a doença se espalhe por outros órgãos do corpo.
 
Fique atento aos principais sinais e sintomas desta doença: um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
 
Entre os fatores de risco do câncer da pele estão: a exposição prolongada ao sol, sem proteção adequada; alterações na imunidade; e o hábito de fumar, além de pele e olhos claros.
Independentemente do tipo de pele, a exposição ao sol, a exposição ao sol, seja no dia-a-dia ou em momentos de lazer, deve ser acompanhada de  cuidados, evite a exposição solar entre 10h e 15h; use chapéu, camisetas e protetor solar; reaplique o protetor solar a cada duas horas; e na praia, utilize barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Mesmo a exposição ao sol, quando os raios parecem mais fracos, antes das 10hs e após as 15hs, também não é inócua. Nesse período, os mesmos cuidados devem ser seguidos.
 
Pessoas brancas estão mais sujeitas a apresentar problemas da pele, inclusive câncer. No entanto, negros e amarelos também podem ter a doença.
 
Nas pessoas negras e amarelas, o câncer da pele aparece, principalmente, na planta do pé, palma da mão e unhas. Os sinais de alerta são manchas escuras ou alterações no crescimento ou escurecimento da unha.
 
Faça avaliação clínica da pele com seu médico para premir o desenvolvimento da doença.
 
Fonte: Hospital A.C. Camargo