Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 28 visitantes online.

Buscar

Suspensa a reformulação do PES
em

 

Estudos, tratativas, negociações. Tem sido este o cotidiano dos voluntários que compõem a direção da AAFC em busca de soluções viáveis para a manutenção do Plano Especial de Saúde – PES, cuja saúde financeira se encontra em estado crítico, segundo a Fundação CESP, entidade que o administra. A AAFC realizou um Seminário interno com a participação de especialistas no assunto para intercâmbio de conhecimentos, debateu o tema com seus Associados nas reuniões mensais, e contratou uma consultoria especializada em planos de saúde para efetuar um estudo mais profundo a respeito. Tudo no sentido de se chegar a uma solução.
 
Se a solução ainda não foi encontrada, pelo menos foi dado um importante passo. Atendendo solicitação da AAFC e dos Sindicatos dos Eletricitários de Campinas e São Paulo, a Fundação CESP suspendeu a reformulação do PES – Plano Especial de Saúde. Assim, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fundação que os atuais planos permanecerão sem qualquer alteração na sua estrutura, com o Global Apartamento, o Essencial Apartamento, o Essencial Quarto e a Tabela Especial com Desconto, com reajuste linear de 39,2%.
 
Dessa forma, o documento chamado Termo de Intenção encaminhado pela Fundação CESP será, por ela, desconsiderado. As pessoas que, por conta da proposta da reformulação do PES, já tenham manifestado a intenção de sair do Plano serão procuradas pela Fundação CESP para retornarem ao PES, sem qualquer prejuízo. Para as migrações continuarão valendo as regras vigentes.
 
Risco Financeiro
Em 19 de julho último, a pedido das três entidades, a Fundação convocou uma reunião para apresentar a real situação do PES, inclusive a financeira, de forma detalhada e com várias simulações. Considerado o risco financeiro do PES informado pela Fundação CESP, o Plano não teria o saldo de caixa a partir do próximo mês de setembro, ou seja, não teria mais como honrar os pagamentos dos recursos credenciados. Assim, os atendimentos correriam o risco de serem suspensos, com possibilidade até de extinção do PES.
 
Debatidas pelas entidades e Fundação CESP todas as questões e as simulações apresentadas, e avaliados os riscos, recomendou-se que o assunto fosse submetido à apreciação do Conselho Deliberativo da Fundação, que aprovou a suspensão da implantação da reformulação do PES, com a aplicação de reajuste linear de 39,2% em vigor a partir de 1º de setembro de 2010.
 
O Futuro
Para reavaliar o futuro do PES e as possíveis alternativas de sua manutenção, foi criada a Comissão Especial do PES, composta por representantes da AAFC, dos Sindicatos dos Eletricitários de Campinas e São Paulo e da Fundação CESP. Representarão a nossa Associação o Presidente do Conselho Deliberativo, José Ferraz Neto, o Conselheiro de Honra Douglas Apparecido Guzzo e o Vice-Presidente da Diretoria Executiva, Mario Mortari.
 
A AAFC, por sua vez, instituiu outros dois grupos internos para tratar do assunto: o Comitê Consultivo Especial do PES e o Grupo de Estudo Alternativo do PES. O Comitê Consultivo dará apoio e orientação aos representantes da Associação na Comissão Especial do PES. Farão parte desse Comitê interno o Presidente do Conselho Deliberativo da AAFC, José Ferraz Neto, os Conselheiros de Honra Douglas Guzzo, Milton Dallari e José Walter Merlo, o Presidente da Diretoria Executiva, Sylvio Rasi, o Vice-Presidente Mario Mortari, a Chefe da Assessoria Jurídica da AAFC, Maria Guiomar Moraes Sala, o Diretor de Complementação Tácio Cattony, o Conselheiro Bento Sgarboza, o Associado Rogério da Silva, e o Superintendente da Regional de São José dos Campos, José Antunes Cursino, representando todas as Superintendências Regionais.
 
O Grupo de Estudo Alternativo do PES, que buscará soluções no mercado, é formado por Rodolfo Rezende (Chefe da Assessoria de Pesquisa, Estatística e Planejamento), Michele Matteo e Juraci Frata Sanches (respectivamente, o atual e o ex-Superintendente da Regional Campinas), José Antunes Cursino (Superintendente da Regional São José dos Campos) e Francisco Norival Sales (ex-Conselheiro da AAFC).
 
Tanto o Comitê Consultivo quanto o Grupo de Estudo Alternativo do PES serão respaldados pelos técnicos e atuários da consultoria Somatória, especializada em planos de saúde, contratada pela AAFC.
 
A AAFC manterá seus Associados informados do andamento dos trabalhos.