Em agosto de 1981, formou-se um grupo de trabalho composto por Antonio Brand Corrêa, Carlindo Martins Bastos, Francisco Augusto Noronha, Luiz Oricchio, Moisés Schmilevitch e Venício di Nardi para atuar como representante dos aposentados junto à Fundação CESP, depois acrescido dos Srs. Donato Di Sessa, Maria de Lourdes Camargo, Paulo Lombella e Nair de Oliveira Muskatirovic. Com as frequentes reuniões, concluiu-se a necessidade da formação de um órgão representativo próprio.
Em 29 de abril de 1982, foi instituída a Associação dos Aposentados da Fundação CESP, com estrutura e estatutos próprios e contando com especial apoio logístico da própria Fundação.
A denominação dessa entidade, vinculando-a à Fundação CESP, também tinha a intenção de lhe dar caráter específico pois já existia, vinculado ao Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, um órgão que congregava aposentados eletricitários, embora não em forma de Fundação, tal como a Fundação dos Empregados da CESP.
Estava, portanto, criada a Associação dos Aposentados da Fundação CESP – AAFC – que logo se estenderia a todo o interior do Estado de São Paulo e em Mato Grosso (Três Lagoas), com a criação das Regionais e tendo, como público alvo, os aposentados e pensionistas oriundos das três empresas CESP, CPFL e ELETROPAULO.