Skip to main content

Definidos reajustes das mensalidades dos planos de saúde pré-pagamento para 2026

Com uso do patrimônio social, Essência terá aumento de 7,56% e PES, Nosso e Extensive, de 7,92%

O Conselho Deliberativo da Vivest aprovou, nesta quarta-feira (29 de outubro de 2025), os reajustes das mensalidades dos planos de saúde na modalidade pré-pagamento (destinados a aposentados, ex-colaboradores das patrocinadoras e familiares). O Essência terá reajuste de 7,56% e os planos PES, Nosso Plano e Extensive Saúde, de 7,92%. Os novos valores entram em vigor em janeiro/2026, com data de pagamento em dezembro.

Esses percentuais só foram possíveis porque a Diretoria da Vivest propôs, pelo 3º ano consecutivo, o uso do Patrimônio Social (reserva financeira acumulada nos planos para utilização em casos de despesas emergenciais), para cobrir uma parte do reajuste calculado como necessário pelos técnicos, reduzindo assim o impacto para os beneficiários - mas mantendo também a segurança e a saúde financeira dos planos.

Com a utilização do Patrimônio Social, foi possível reduzir o reajuste para os beneficiários em até cerca de 5%. Sem essa solução, os reajustes calculados como necessários seriam de 11,98% para PES, Nosso e Extensive, e de 12,71% para o Essência, de acordo com estudos elaborados por empresa externa (ACTUARIAL - Assessoria e Consultoria Atuarial) e validados pela equipe de atuários da Vivest.

Segurança para os planos - O Patrimônio Social é uma reserva coletiva formada ao longo do tempo, a partir de superávits e resultados positivos dos planos. Ele funciona como um colchão de segurança, utilizado para garantir estabilidade em momentos de maior pressão de custos, como o atual cenário de aumento na utilização dos serviços de saúde e de incorporação de novas tecnologias. O uso desse recurso para garantir reajustes menores deve ser feito com responsabilidade e atenção, para não colocar o futuro dos planos em risco.

Confira, na tabela abaixo, os reajustes calculados como necessários e o que será efetivamente repassado para as mensalidades em 2026:

rejuste saude2026 1

Veja alguns exemplos de como fica a mensalidade com o desconto em 2026 (considerando idade de 59 anos):

rejuste saude2026 2

A diretora de Previdência e Saúde da Vivest, Luciana Dalcanale, explica que, como a Vivest é uma operadora de autogestão em saúde, sem fins lucrativos, há a possibilidade de utilizar o Patrimônio Social para atenuar o reajuste, mas é necessário que isso seja feito com critérios atuariais e dentro de limites prudenciais:

"O uso do Patrimônio Social é uma medida que deve ser adotada sempre com prudência e base técnica, já que esses recursos pertencem coletivamente aos participantes e garantem o equilíbrio dos planos ao longo do tempo. Se forem utilizados em excesso agora, o nível de segurança se reduz e os reajustes futuros podem se tornar mais elevados. Por isso, nossa decisão sempre busca o ponto de equilíbrio entre atenuar os impactos do aumento e a sustentabilidade no longo prazo", afirma.

Em vídeo divulgado recentemente, a diretora de Previdência e Saúde da Vivest explica a importância do Patrimônio Social e do uso responsável desse recurso para a segurança dos beneficiários dos planos. Confira aqui.

Atenção! Os reajustes informados referem-se exclusivamente aos planos de saúde na modalidade pré-pagamento. Eles não se aplicam aos planos da modalidade pós-pagamento, destinados aos empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes diretos.

Vivest


Gostou do conteúdo? Compartilhe!