Educação financeira é um CONJUNTO DE CONHECIMENTOS que ajudam a assegurar nossa liberdade e independência, permitindo desenvolver habilidades relacionadas ao uso e controle do dinheiro que são tão importantes para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, em especial dos mais idosos.
Dois esclarecimentos fundamentais:
1) não existe idade para aprender sobre educação financeira. Ela é importante em qualquer momento da vida;
2) é mais simples do que a maior parte de nós imagina.
Nossa vida financeira raramente é um assunto facilmente discutido, até mesmo no ambiente familiar. No entanto, pesquisas mostram que essa é uma das principais preocupações dos brasileiros:
Temos dificuldade em lidar com dinheiro (gastos, ganhos, poupança, dívidas, orçamento, etc.) e isso nos impede de ter uma vida mais tranquila, de planejar para o futuro e de realizarmos sonhos, tais como: adquirir um certo bem, como uma casa, um veículo, fazer uma viagem ou qualquer outra coisa que exija um gasto a mais no nosso orçamento.
Diariamente, lidamos com o dinheiro: recebemos salário, compramos itens e serviços, pagamos contas e, quando temos uma pequena sobra, até investimos. Mas poucas vezes paramos para refletir sobre como administramos o dinheiro de forma mais eficiente.
Sem o devido conhecimento, as pessoas podem tomar decisões equivocadas, que ao invés de trazer tranquilidade e bem-estar acabam por tornar-se causa de preocupações, angústias e aflições.
Pensando em contribuir com nossos associados para que tenham uma vida mais tranquila e estável, a AAFC passará a publicar uma série de artigos em linguagem clara e simples sobre os temas mais importantes sobre educação financeira: planejamento e controle do orçamento doméstico, como priorizar gastos e eliminar desperdícios, o risco das dívidas, o mito da caderneta da poupança, entre outros.
Nossos associados também poderão sugerir assuntos ou enviar suas dúvidas diretamente para a AAFC pelo e-mail
Em nossa próxima publicação falaremos sobre planejamento do orçamento doméstico.
Até lá.