Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 30 visitantes online.

Buscar

Homenagem: João Baptista - O Seresteiro

 

Violonista, violeiro, seresteiro? Não importa a definição!  O que o nosso associado João Baptista Moraes (mais conhecido como João Bicicleta) gosta é de tocar violão... e cantar! Seu maior prazer é estar rodeado de amigos, cantando e sendo acompanhado nas suas canções. E para isso não faltam acompanhantes, pois todos conhecem as músicas que João toca e canta, sejam elas serestas, boleros, sertanejas, etc.
 
João já participou de serestas em Conservatória, acompanhando outros seresteiros, fazendo serenatas, e como dizia o poeta, “meus cabelos estão grisalhos, do sereno da madrugada”. E lá conheceu Dorival Caymmi, que tinha ido a Conservatória para inauguração de uma sala que leva seu nome.
 
Por diversas vezes foi convidado a participar dos programas de Preparação para a Aposentadoria da CPFL, sempre animando os eventos com seu violão e sua voz.
Já se apresentou no programa Silvio Santos acompanhado do acordeonista Schimdt, e por várias vezes na TV Século 21, no programa “Mulher Ponto.com”, acompanhado do acordeonista Schimdt e do saxofonista João Bueno.
 
Certa vez, convidado por um amigo, foi conhecer e cantar com Silvio Caldas (O Caboclinho Querido, como era conhecido), em seu sítio de Atibaia.
 
Um fato, porém, o marcou e do qual não se esquece. Certa feita estava em Bauru, onde foi entregar material, quando o funcionário do hotel em que estava hospedado o procurou, para acompanhar ao violão, um cantor, que precisava fazer um ensaio e seu violonista não apareceu. Qual não foi sua surpresa quando se deparou com Francisco Egídio, cantor famoso na época.
 
João acompanhou Francisco Egídio no ensaio e acabou fazendo o show e, diz ele, ainda deu carona ao cantor até Campinas.
 
Percebe-se que João, música e violão são intrínsecos, inseparáveis. Para quem o conhece no cotidiano, admira-o como um amigo especial, que em todos os momentos usa a linguagem do coração. Linguagem onde prevalece a gentileza, a humildade e acima de tudo a fraternidade. 
 
A linguagem do João é aquela que, quando proferida, o tempo para e ouve atento, pois não é ele quem fala e sim a grandiosidade que lhe vai n'alma. 
 
Nós nos orgulhamos de ter João Baptista como associado e como gratidão, lhe oferecemos essa singela homenagem.
 
João Baptista se aposentou da CPFL em 1987, na Divisão de Transporte, como motorista de Transporte Pesado, é casado com a Sra. Claudete, tem dois filhos, uma filha, 10 netos e 11 bisnetos.
Regional: 
Campinas