Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 16 visitantes online.

Buscar

Vivest define reajustes dos planos de pré-pagamento para 2022
em

Depois de fechar 2020 sem qualquer reajuste e de repassar aumento abaixo do mercado no acumulado dos últimos 5 anos, a Vivest definiu o índice de reajuste de 2022 para os planos de pré-pagamento (destinados aos aposentados e familiares). Para o PES, o NOSSO PLANO, o Extensive e o Digna MAIS, o aumento será de 22,31% e, para o Essência Pré, de 7,76%.  Os índices foram aprovados pelo Conselho Deliberativo nesta quarta, 24/11, e serão cobrados a partir das mensalidades de janeiro, que são pagas em dezembro.
 
A segunda onda de Covid, o retorno gradual de procedimentos represados em 2020, com maior gravidade dos casos e internações de alto custo, além da alta da inflação médica foram alguns dos motivos que levaram aos índices definidos para 2022.
 
“Temos como premissa sempre dar os menores reajustes possíveis e, como somos um plano de autogestão, sem fins lucrativos, nossos aumentos ficam, em geral, abaixo do mercado. Para se ter uma ideia, no acumulado dos últimos cinco anos, nossa diferença em relação aos planos de mercado, segundo painel da ANS, chega a 46,6% (entenda mais aqui). Ainda nesse período, a inflação médica foi de 78,06% e o nosso repasse para as mensalidades, de apenas 33,32%. No entanto, tivemos uma situação atípica em 2021. Além da segunda onda da COVID, o que naturalmente aumenta nossos custos, tivemos um aumento significativo de procedimentos, que estavam represados em 2020, por causa do isolamento social. Além disso, a ampliação de coberturas do rol de procedimentos da ANS também teve impacto nos nossos custos. Com isso, tivemos que aplicar esses índices de reajuste para garantir o equilíbrio dos planos”, explica Luciana Dalcanale, diretora de Previdência e Saúde da Vivest.
 
Luciana ressalta ainda que, como muitas pessoas deixaram de seguir tratamentos em 2019 e 2020, durante a pandemia, isso resultou em maior gravidade dos casos registrados em 2021, com internações de alto custo. “Na comparação com 2020 o sinistro per capita (custo por pessoa) subiu 16,8% em 2021 e o custo médio das internações foi 10,3% maior. Na comparação com 2019 (pré-pandemia) o custo das internações cresceu mais que 30%”.
 
Reajustes diferentes – Luciana explica também que o reajuste do Essência é menor do que o do PES, NOSSO e Extensive, pois o Essência foi estruturado conforme as práticas mais atuais de mercado no que se refere a modelo da assistência (com base na prevenção de doenças e na Atenção Primária e coordenação do cuidado), rede bem dimensionada e mecanismos de incentivo à saúde. Todos estes fatores levam a custos mais adequados.
 
Alternativas – Para aqueles beneficiários do PES, NOSSO e Extensive que não puderem arcar com o reajuste de 2022, a Vivest oferece modalidades do plano Essência Pré com valores diferenciados, que variam de acordo com a cobertura e a rede. Há opções de plano nacional e regional. Além disso, não há cobrança de coparticipação se for usada a rede essencial do plano. Outro ponto importante é que, em caso de alteração para o Essência, não há carência para a rede que já era disponível no plano de origem.
 
Os valores reajustados dos planos podem ser consultados aqui. Ou, se quiser uma explicação mais detalhada, entre em contato com os canais de atendimento: 0800 012 7173 ou (11) 3065 3000 (segunda a sexta, das 8h às 18h) ou ainda em [email protected].