Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 12 visitantes online.

Buscar

Breve histórico da AAFC – Associação dos Aposentados da Fundação Cesp

I – Histórico 
 AAFC foi instituída em 29/04/1982, com estrutura e estatutos próprios contando com apoio logístico da Fundação Cesp e tendo em vista agregar aposentados e pensionistas oriundos das três empresas CESP, CPFL e ELETROPAULO e empresas derivadas. Sua atual estrutura soma 18 Regionais espalhadas pelo Estado de São Paulo e na  cidade de Três Lagos (MS), tendo sua sede lotada na Av. Angélica, 2565, em São Paulo.
 
Com base no Estatuto da AAFC, distinguimos:
 
MISSÃO é o compromisso, a incumbência que assume em prol dos associados, estabelecendo seus objetivos, sua atuação e o resgate de valores intrínsecos: “A atuação da AAFC deve privilegiar os aspectos de renda, saúde e bem estar, e ser tão diversificada e abrangente, a tal ponto que todos os associados sintam–se de alguma forma tocados pelas suas ações”.
  • OBJETIVO da AAFC, defender os interesses dos  associados, pensionistas e aposentados, junto às empresas empregadoras, à VIVEST (Funcesp), a entidades públicas e privadas;
  • MANTER a união e convívio social entre os aposentados e pensionistas executando medidas que contribuam para o bem estar social dos mesmos.
Assim, podemos afirmar que a AAFC atua na defesa intransigente dos interesses de seus associados quanto a reajustes de proventos revisão dos níveis e detalhes dos Acordos Sindicais, além de atuar, junto às empresas provedoras, no sentido de assegurar, para aposentados e pensionistas a extensão das vantagens concedidas aos empregados em atividade.
 
II – REGIONAIS 
As Regionais da AAFC promovem e organizam eventos como palestras e cursos dirigidos ao nosso público alvo, bem como confraternizações nos dias das mães, pais, fim de ano, além de viagens etc. Fora esses eventos, as Regionais ainda buscam manter o convívio entre seus participantes através de encontros nas Regionais, cuja razão é reunir amigos, e  incentivar a convivência e as atividades de lazer.
 
Além disso, qualidade de vida é um dos temas que a AAFC leva a sério, por isso, dedica esforços para manutenção de pousada (Ilha Solteira), esportes, olimpíadas, confraternizações comemorativas, e convênios diversos.
 
Atualmente, a AAFC congrega cerca de 18.000 associados, que contam com serviços como orientação jurídica, orientação sobre questões previdenciárias (revisão, cálculo de benefícios, legislação), orientação sobre aspectos de saúde e bem – estar, programas sociais através do FAS – Fundo de Amparo Social, comunicação rápida através de veículos como Jornal Sênior e Boletins, Site, Whatsapp, Facebook, AAFC-TV e central de atendimento.
 
III - POSIÇÃO DA AAFC – PACTO ENTRE ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS
Ao longo dos últimos anos, as entidades sindicais e associações vêm sentindo cada vez mais os efeitos das privatizações do setor elétrico, com novos controladores das empresas, basicamente multinacionais, sem maiores compromissos com a anterioridade das empresas e de seus colaboradores. 
 
Em razão dessa nova situação, as entidades se reuniram e assinaram um PACTO para estabelecerem negociações com a VIVEST (Fundação CESP) e Empresas.
 
PACTO esse assinado por AAFC, ADECON, SEESP, ATEESPs, SINERGIA e SINDICATOS VINCULADOS, com o objetivo de estabelecer negociações com a VIVEST e Empresas Patrocinadoras. 
Neste PACTO definimos princípios de atuação entre essas entidades, visando uniformizar posturas no trato dos problemas que estamos enfrentando, que dizem respeito a 3 (três) itens inter-relacionados e fundamentais: 
  • Retirada de Patrocínio pelas Empresas
  • Troca de Indexador (IGP –DI para IPCA), por um Indexador Híbrido (IGP-DI e IPCA) 
  • Migração do BSPS para um novo plano CD proposto pelas Patrocinadoras

 A AAFC aprovou pelos seus representantes nos Comitês Gestores e no Conselho de Administração da VIVEST, as migrações da ENEL e da CESP, de forma opcional e individual, respeitando sempre o interesse dos nossos associados, tendo ocorrido na ENEL uma migração de aproximadamente de 20% (Vinte por cento), e a CESP inicia sua implantação em Agosto de 2021 até Fevereiro de 2022, ainda não temos noção clara dos possíveis resultados dessa migração.

No caso da migração da CPFL, a AAFC tem acompanhado as discussões entre o pessoal ativo e assistido da CPFL, com uma reação negativa a implantação da migração, lembrando, todavia, que ela é voluntária.

 Na reunião que tivemos, em 30 de Julho de 2021 com a Presidência e Diretoria da CPFL, a AAFC, solicitou que no caso da migração, seria conveniente que a CPFL adiasse qualquer movimento nesse sentido, até que fosse equacionada a Não Retirada de Patrocínio e a Troca de Indexador. Seria muito importante acompanhar o que acontecerá na implantação da migração pela CESP, antes da tomada de qualquer decisão pela Diretoria da CPFL / VIVEST.
 
IV - PREOCUPAÇÃO DA AAFC
1- Baseada em sua experiência com a massa de 18.000 associados, que desfrutam dos nossos serviços, estamos muito preocupados com a grande maioria dos assistidos/aposentados de todas as empresas, ainda alheios às ameaças da VIVEST e PATROCINADORAS envolvendo a RETIRADA DE PATROCINIO, TROCA DE INDEXADOR E MIGRAÇÃO pois, ainda mantém aquela imagem da Fundação Cesp do passado, e das Patrocinadoras CPFL, CESP e ENEL/ ELETROPAULO, e ainda não se deu conta que estamos vivendo novos tempos, com outro tipo de Dirigentes dessas empresas, com visão mais financeira do que social. É fundamental para a AAFC compartilhar a verdade dos tempos atuais com todos os aposentados e pensionistas, convidando a todos que ainda não fazem parte do nosso quadro de associados, que venham participar conosco no sentido de termos uma Associação com os olhos voltados para a demanda de seus associados e cada vez mais forte e ativista.
 
2- Para que a AAFC possa ter uma ação importante e dinâmica, para os Associados Suplementados a exemplo da defesa intransigente que faz dos Associados Complementados / Lei 4819, com defesas administrativas e jurídicas já em fase de decisão no Supremo Tribunal Federal – STF, e permanente discussão com VIVEST/ Fundação CESP, CTEEP e Secretaria da Fazenda do Estado, há 16 (dezesseis anos), e aguardando uma decisão favorável à AAFC.
Para atingir esses objetivos a AAFC constituiu um Fundo dos Complementados 4819 com a participação dos Associados Complementados que é utilizado em todas as nossas defesas administrativas e jurídicas através de Ações Coletivas Civis, Extraordinárias e pareceres em todas as instâncias jurídicas desse País.
A AAFC entende que devemos com alguma urgência, constituir um Fundo Suplementado, por empresa, para que no futuro possa ser usado na contratação de Escritórios de Advocacia Especializados e Pareceres de Renomados Profissionais.
 
V - COMO SE ASSOCIAR A AAFC
Para se associar, basta entrar em nosso site do lado direito tem a palavra associe-se imprima, preencha e encaminhe pessoalmente a Regional de sua localidade ou enviar via correios tanto para a Regional ou a nossa sede, lembramos ainda que se associado(a) e a esposa/marido trabalharam na empresas os dois tem que ser associados pois a AAFC só pode representar juridicamente o sócio.
 
Conheça as Regionais da AAFC:
 
CIDADES TELEFONE E-MAIL
ANDRADINA (18) 3722-5322 [email protected]
ARARAQUARA (16) 3335-9560 [email protected]
BAURU (14) 3238-2226 [email protected]
CAMPINAS (19) 3326-2500 [email protected]
CHAVANTES (14) 3342-1970 [email protected]
DRACENA (18) 3822-3498 [email protected]
ILHA SOLTEIRA (18) 3742-4277 [email protected]
ITAPEVA (15) 3522-0542 [email protected]
METROPOLITANA (SÃO PAULO) (11) 3666-5151 [email protected]
PRESIDENTE PRUDENTE (18) 3221-2714 [email protected]
RIBEIRÃO PRETO (16) 3627-2788 [email protected]
RIO CLARO (19)3534-5873 [email protected]
SANTOS (13) 3221-8585 [email protected]
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (12) 3913-2178 [email protected]
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (17) 3231-7997 [email protected]
SOROCABA (15) 3234-2054 [email protected]
TRÊS LAGOAS (67) 3521-9704 [email protected]
VOTUPORANGA (17) 3421-3993 [email protected]
 
Unidos somos mais fortes!
 
Francisco Campizzi Busico
Presidente da Diretoria Executiva
 
José Milton Dallari Soares
Presidente do Conselho Deliberativo