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Segurados têm dificuldade para acessar canais de atendimento do INSS

A retomada de alguns serviços presenciais precisam ser reagendados, o que levou ao aumento da demanda de segurados através dos canais digitais. O telefone 135 segue congestionado. O INSS admitiu que a central 135 enfrentou problemas e o aplicativo Meu INSS, apesar de instável, possibilitava o agendamento de serviços. As principais razões do congestionamento foram dúvidas e remarcação de perícias, que segue sem data definida para a retomada, já que inspeções precisam comprovar a adequação dos consultórios para atendimento.
 
O INSS informou que será possível verificar se a perícia retornou através do endereço covid.inss.gov.br, para assim, proceder com o reagendamento. No endereço, é possível verificar também quais são as agências com atendimento presencial para serviços como:
  • avaliação social;
  • cumprimento de exigências;
  • justificação administrativa ou judicial;
  • reabilitação profissional.
 
Solicitações de aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade continuam sendo feitos remotamente. Já a prova de vida segue suspensa até 30 de setembro.
 
Como ser atendido
Só serão atendidos segurados com agendamento, que deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
 
Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.
 
Os segurados que moram a mais de 70 km da agência mais próxima que foi reaberta não precisam comparecer para atendimento presencial. Eles poderão continuar com o atendimento remoto, tanto para pedidos de benefícios, acompanhamento ou atendimento de exigências. Mas se o INSS solicitou a algum segurado um cumprimento de exigência, por exemplo, e este residir a menos de 70 km de uma agência aberta, o compromisso de comparecer presencialmente permanece.