Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 26 visitantes online.

Buscar

Novo plano CDII: saldamento e migração do PSAP Enel

Participantes do plano PSAP/Eletropaulo podem participar da migração para o Plano CD II, um novo plano de previdência complementar. Para isso, é preciso saber quais as diferenças entre as duas propostas e somente então avaliar a melhor opção, que é pessoal e particular.

Como era antes?
O BSPS e BD têm benefícios de renda vitalícia, calculados através de tempo de contribuição (reserva matemática individual até o momento da aposentadoria) e da idade dos participantes. A partir da concessão do benefício, a reserva individual passa a integrar uma única conta e quem vive menos deixa sua reserva para quem vive mais. 
 
Os reajustes salariais têm o IGP-DI como índice e a atualização da reserva é feita com base na expectativa de vida dos participantes e na meta atuarial, que pode gerar déficit ou superávit de acordo com o rendimento dos investimentos.
 
Como será o novo CDII Enel?
O benefício não será mais vitalício e a reserva matemática será sempre individual. O benefício ou resgate é concedido com base na reserva acumulada e na forma de recebimento como definição de período a receber e percentual de reserva, por exemplo. Se o participante falecer antes do previsto, os herdeiros ficam com o restante da reserva.
 
Neste plano, cada participante terá a responsabilidade de administrar sua reserva matemática e estabelecer seu reajuste. A atualização da reserva matemática terá o resultado dos investimentos como base. O patrocinador não terá que cobrir déficits caso o participante viva mais que o previsto ou caso os resultados nos investimentos não sejam satisfatórios.
 
Caso haja a opção pela migração e antecipação dos 25% da reserva migrada, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o saque.
 
O assunto, que gera dúvidas e incertezas no momento, deve ser cautelosamente avaliado, tendo em vista o extrato do valor de sua reserva matemática, enviado pela Funcesp a cada participante.
 
A AAFC está à disposição de seus associados para ORIENTAR e tirar dúvidas sobre o processo. 
 
Vale a pena, no entanto, salientar que a decisão é individual, uma vez que leva em consideração que cada reserva é igualmente individual e difere de participante para participante.
 
Em caso de dúvidas, procure o Superintendente Regional da sua região.
 
Unidos somos mais fortes!
 
Michele Matteo
Presidente
 
Carlos Aurélio K. A. Pires
Diretor de Suplementação