Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 39 visitantes online.

Buscar

Reuniões de associados em Itapeva

No dia 19 de julho, a Regional de Itapeva realizou sua reunião mensal. O superintendente Regional Sr. Alcides Mozaner transmitiu aos associados as informações mais atuais e a palestrante Karen Grube Lopes proferiu a respeito do tema "Controle doenças virais: as 5 doenças virais mais comuns e fáceis de pegar" como resfriado, gripe, gastroenterite viral, pneumonia viral e meningite viral. Ressaltou sobre a importância de lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após as refeições, após utilizar o banheiro, antes e após uma visita a uma pessoa doente, quer esteja internado no hospital ou em casa.
 
Outras medidas para não pegar essas ou outras doenças virais, como hepatite, sarampo, caxumba, catapora, herpes na boca, rubéola, febre amarela ou qualquer virose incluem: ter um gel antisséptico ou lenços umedecidos antissépticos, não compartilhar talheres e copos, evitar conviver ou estar perto de pessoas doentes, evitar colocar a mão no corrimão da escada rolante ou nas maçanetas das portas, evitar comer alimentos crus, utilizar máscara.
 
Apesar disso, a vacinação, sempre que disponível, é a forma mais eficaz de prevenção das doenças virais, por isso, é importante ter o calendário de vacinação atualizado e todos os anos, especialmente no caso dos idosos, tomar a vacina da gripe no posto de saúde ou em farmácias.
 
Após o encerramento, foi a comemoração aos aniversariantes do mês de julho.
 
 
 
 
 
 
E na reunião de agosto, ocorrida no dia 23, a enfermeira Simone Ramos Alvarenga Colturato, proferiu a palestra com o tema "Principais alterações orgânicas do Envelhecimento", explicando que o envelhecimento pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros.  Essas variações são dependentes de fatores como estilo de vida, condições socio-econômicas e doenças crônicas. Já o conceito “biológico” relaciona-se com aspectos nos planos molecular, celular e orgânico do indivíduo, enquanto o conceito psíquico é a relação das dimensões cognitivas e psicoafetivas, interferindo na personalidade e afeto.
 
Desta maneira, falar de envelhecimento é abrir o leque de interpretações que se entrelaçam ao cotidiano e a perspectivas culturais diferentes. O processo de envelhecimento é importante não apenas para entender a etiologia associada aos processos degenerativos que lhe estão associados, mas fundamentalmente para conhecer e desenvolver estratégias que atenuem os efeitos forma a garantir a vivência do final do ciclo de vida de uma forma autônoma e qualitativamente positiva. Este processo depende, sobretudo não apenas na nossa condição genética mais, sobretudo dos hábitos que temos ao longo da vida. Pois nascer, crescer, e envelhecer são processos naturais que se evidenciam com o tempo, entretanto, como acontecem vai depender do histórico de vida aliado as potencialidades genéticas de cada um.
 
Ao encerrar, foi servido um saboroso arroz com frango preparado Jovilde e Nair da AAFC Mulher em comemoração aos aniversariantes do mês de agosto.  
 
 
 
 
 
 
Regional: 
Itapeva