Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 31 visitantes online.

Buscar

'Outubro Rosa' terá exames de graça, oficinas e caminhada em Santos
A Prefeitura de Santos, em parceria com o Insituto Neo Mama, realizará uma programação especial da campanha 'Outubro Rosa', com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Entre as ações, está a realização de exames, a 8ª Caminhada, a 3ª Remada Oficial e ainda palestras e serviços de graça à população.
 
De acordo com a Prefeitura de Santos, durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, as moradoras de Santos com mais de 40 anos podem ir ao setor de enfermagem das policlínicas para avaliação e, se necessário, será pedido exame de mamografia. As pacientes serão encaminhadas para a Afip (prestadora da Prefeitura) ou AME (governo estadual). Na policlínica, também poderá ser marcada a coleta do exame preventivo do câncer de colo do útero.
 
A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Santos também oferta a mamografia para mulheres com mais de 40 anos que nunca realizaram o exame, com histórico de casos na família ou em casos suspeitos da doença. Em 2016, foram 13.269 mamografias realizadas para mulheres assistidas pelo município, sendo 7.399 dos exames para aquelas da faixa prioritária (50 a 69 anos).
 
Durante o mês, serão realizadas a 8ª Caminhada e a 3ª Remada Oficial no dia 22 de outubro, a partir das 11h, na Ponta da Praia. O Instituto da Mulher e Gestante vai promover dança circular no dia 9, oficina de psicodrama no dia 23 e oficina de mandala no dia 30, sempre a partir das 9h. No dia 17, haverá um passeio no Orquidário e as interessadas devem se inscrever até o dia 11, presencialmente, com a equipe Psicossocial.
 
A Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep-Saúde) terá programação alusiva ao Outubro Rosa para as servidoras municipais e dependentes dos mutuários, como dança circular, corte de cabelo com doação de mechas e palestra. As atividades serão realizadas na Casa do Servidor, que fica na Rua Ceará, 11, mediante inscrição no local.