Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 20 visitantes online.

Buscar

Reunião Mensal de Novembro – Regional Campinas
Na reunião mensal de novembro tivemos uma palestra proferida pela Psicóloga Arlete Portella Fontes, Mestre e Doutorada em Gerontologia da UNICAMP, sobre resiliência.
 
Segundo a palestrante, resiliência é a capacidade das pessoas de utilizar recursos internos e externos para lidar com as ameaças impostas ao desenvolvimento. Resiliência pode ser considerada um fator de proteção, que envolve tanto características pessoais, como a autoestima, o controle, a extroversão, o otimismo, como as estratégias utilizadas para enfrentar as situações adversas e os recursos sociais disponíveis, como ter uma rede de apoio e estar integrado à comunidade. 
 
Ressaltou a palestrante, que a aposentadoria, por exemplo, é uma transição de vida na qual temos que deixar um modo já conhecido e adaptado e substituir por outro, que ainda não conhecemos. Aparecem sentimentos de medo, incapacidade, solidão, ansiedade, mas também, expectativas com relação a um novo modo de ser e dar sentido às nossas vidas. Como podemos ser resilientes, nesse momento?
 
Em seguida foram tratados os assuntos de interesse dos associados e ao final tivemos o tradicional bingo.
Regional: 
Campinas