Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 1 visitante online.

Buscar

Outubro rosa: a AAFC apóia esta causa!
Câncer de mama
Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Se alguma alteração for detectada, deverão fazer uma mamografia. Entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias a cada dois anos.
Mulheres com risco aumentado de câncer (com histórico familiar da doença) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.
 
Por que uma mulher saudável deve se prevenir contra o câncer de mama? Porque o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres e sua mortalidade vem aumentando em todo o mundo. Além disso as causas da doença ainda não estão totalmente esclarecidas pela ciência embora já se conheçam algum fatores de risco.
 
Quais são esses fatores de risco? Histórico de câncer de mama ou ovário na família (principalmente se em parentes em primeiro grau-mãe): histórico pessoal prévia de câncer de mama; exposição prolongada aos estrogênios; (inicio precoce da menstruação ou menopausa tardia, após aos 52 anos) e o fato de a mulher nunca ter engravidado.
 
E como fazer essa prevenção? Além do auto-exame, que toda mulher deve realizar mensalmente a partir dos 20 anos para verificar se não há nenhuma alteração visível ou palpável nas mamas, as sociedades oncológicas recomendam exame clínico das mamas (consulta a um ginecologista) e mamografia anual a partir dos 40 anos.
 
O que é a mamografia? É um exame bastante seguro que utiliza raios X em pequenas doses, formando uma imagem radio-gráfica das mamas. Por meio dessa imagem, o médico consegue identificar pequenos nódulos (caroços), microcalcificações e outras lesões suspeitas de malignidade.
 
10 Coisas que você deve saber:
1. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente.
2. O câncer de mama pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidência é maior no público feminino (99%) do que ao masculino (1%).
3. No câncer de mama, há perigo de ocorrer metástase, situação em que células cancerosa migram para outros órgãos (fígado, pulmão, osso etc.)
4. A presença de nódulo (caroço) na mama sempre deve ser investigada. O ideal é prevenir, fazendo o exame de mamografia para detectar lesões não palpável em estágio inicial. Outros sintomas são: abaulamento em uma área da mama, vermelhidão, pele com aparência semelhante ao da casca de laranja, secreção com sangue ou do tipo aquoso que sai espontaneamente pelo mamilo, presença de gânglio (íngua) endurecido na região da axila.
5. Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de apresentar a doença. Mulheres com idade inferior a esta faixa etária, embora com menor frequência, também podem ter câncer de mama.
6. O risco de ter câncer de mama aumenta para as mulheres que não tiveram filhos ou que não amamentaram. Para aquelas que fazem reposição hormonal durante a menopausa, por período superior a cinco anos, para as fumantes e para as que consomem bebidas alcoólicas.
7. Para premir a ocorrência de câncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividade física e não fume.
8. Visite periodicamente seu médico para realização dos exames preventivos. A partir dos 30 anos, o exame físico deve ser realizado pelo médico todo ano. Se necessário, ele indicará exames complementares.
9. A mamografia é o mais importante recurso para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Após os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano.
10.Importante: em caso de histórico de câncer de mama na família, é necessário acompanhamento mais frequente. Inicie os exames preventivos antes dos 40 anos.
 
Medidas profiláticas
O câncer de mama tem cura quando detectado precocemente. Por essa razão, toda mulher deve iniciar a prevenção a partir dos 40 anos, realizando anualmente a mamografia, que é a técnica mais eficiente para diagnosticar esse tipo de câncer no estágio inicial.