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Dores nas costas
Sedentarismo, excesso de peso, estresse e mau posicionamento no trabalho estão entre as principais causas, afirmam fisioterapeutas
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm, teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida.
 
Atualmente, os distúrbios dolorosos da coluna vertebral constituem a maior causa isolada de transtornos de saúde e de absenteísmo relacionados ao trabalho.
 
Por esta razão, é importante multiplicar as informações a respeito das causas, tratamentos e prevenção da doença.
 
As fisioterapeutas do Iamspe Daniela Chiossi e Juliane Ramos afirmam ser necessário prestar atenção à postura a todo instante.
 
“Em casa, no trabalho, dirigindo ou andando. Temos que nos vigiar constantemente.”
 
 
As causas mais comuns para as dores são o sedentarismo, excesso de peso, estresse, colchão e/ou travesseiro inadequados e mau posicionamento na estação de trabalho.
 
“As posturas e movimentos inadequados utilizados em nosso dia a dia produzem tensões nos músculos, articulações e ligamentos. Em longo prazo, sobrecarregam o corpo podendo resultar em diversas lesões”, explicam.
 
O tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade de cada caso. No entanto, as orientações e dicas de prevenção devem ser realizadas para todos os pacientes.
 
“Praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e administrar o estresse são fatores que ajudam a diminuir a dor”, destacam as fisioterapeutas.
 
Confira dicas para melhorar a postura:
 
- Como passamos a maior parte do dia sentado, a melhor opção é adaptar o ambiente de trabalho. Fique o mais relaxado possível;
 
- O topo do monitor deve ficar no nível dos olhos;
 
- Preste atenção na posição dos pés quando estiver sentado. Eles devem ficar apoiados no chão ou em um descanso para evitar a pressão excessiva na coluna;
 
- Procure trabalhar sempre com as costas apoiadas. Ajuste o encosto da cadeira de forma que os ombros e quadris fiquem alinhados;
 
- Intercale longos períodos em uma mesma posição com alongamentos;
 
- Evite transportar muito peso. Não se deve carregar mais que 10% de seu peso corporal. Se for necessário, mantenha as costas estendidas e flexione os joelhos para pegar o objeto, coloque-o junto ao corpo e levante-se estendendo os joelhos e quadris;
 
- Quando estiver deitado de barriga para cima, evite levantar depressa. Vire de lado e, somente depois disso, sente-se na beira da cama;
 
- Um bom colchão é fundamental para uma coluna sadia e deve oferecer apoio e ser confortável, ajudando a manter o mesmo alinhamento da coluna quan​do estamos em pé.
 
 
Programa de Relacionamento Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor - Prevenir/Iamspe