Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 28 visitantes online.

Buscar

Tuberculose e asma
Tuberculose
É uma doença infecciosa e contagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como rins, ossos, intestinos, etc.
 
O sintoma mais comum é a tosse. Toda pessoa que apresente durante mais de 3 semanas deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de tuberculose (fazer o exame do escarro, ou baciloscopia). Outros sintomas são febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Os exames e os medicamentos são gratuitos e estão disponíveis na maior parte dos Postos de Saúde do seu município.
 
É transmitida pela tosse, pela fala ou espirro e a pessoa adquire o contágio através da respiração do ar contaminado. Às vezes, o micróbio fica incubado durante anos no organismo da pessoa e só se manifesta com a resistência debilitada. Por isso, os idosos têm maior chances de adoecer.
 
Para diminuir as chances de contágio, coletivamente, as medidas profiláticas são basicamente arejar e procurar expor ao sol o local onde se encontra o doente. Individualmente, há a proteção individual, feita através de vacina BCG.
 
A tuberculose tem cura, mas se não tratada adequadamente, mata. O tratamento deve ser levado a sério, pois se abandonado, pode possibilitar o surgimento de bacilos mais resistentes, dificultando o tratamento, diminuindo as chances de vida.
 
Asma
é uma doença respiratória crônica caracterizada pela inflamação dos brônquios. Quando o indivíduo é exposto a alguns estímulos (pó, fungos, fumaça, esforço físico, entre outros) os brônquios ficam hiper-reativos, inflamados e tendem a se contrair, diminuindo assim o espaço para a passagem do ar.
 
Existem mais de 150 milhões de pessoas asmáticas no mundo. Não bastasse a dimensão do problema, a situação se agrava ainda mais com a falta de informação em relação aos tratamentos disponíveis, pois boa parte dos pacientes não consegue o controle da doença, apesar de todo o avanço na sua terapêutica.
 
A asma tem como principais sintomas as crises recorrentes de falta de ar, cansaço, chiado no peito e tosse. Essas crises são, normalmente, mais acentuadas no período noturno e durante certos tipos de exercícios físicos.
 
Embora a asma seja uma doença mais frequentemente diagnosticada em crianças e adolescentes, é possível ocorrer em qualquer faixa etária.
 
CAUSA
Não se conhecem totalmente os mecanismos pelos quais um indivíduo desenvolve asma. O que se sabe atualmente é que vários fatores contribuem para o aparecimento da doença. Um deles é o fator hereditário, já que os filhos de pais asmáticos apresentam maior chance de desenvolver a doença. Outro é a dependência de contato com elementos do ambiente e com aqueles próprios de algumas atividades profissionais. Ressalta-se, ainda, o contato com agentes infecciosos, sendo os vírus os de maior importância Na maioria das vezes é a associação de alguns desses fatores que desencadeia a doença no paciente.
 
DIAGNÓSTICO
A principal maneira de se diagnosticar a asma é por meio da entrevista médica e do exame físico do paciente durante a consulta com seu clínico. Com a suspeita do diagnóstico de asma, vários exames podem ajudar a confirmá-lo, entre eles a prova de função pulmonar, o teste de broncoprovocação e os testes alérgicos (feitos no sangue ou na pele).
 
ASMA TEM CURA?
Não. Até o momento, não existem tratamentos que levem à cura da asma. Porém, com as medicações atuais, o controle da doença é possível na maioria dos casos, o que resula na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e na redução do risco de progressão da doença e de suas complicações.
 
Asma x atividade física
A atividade física deve ser estimulada em praticamente todos os indivíduos, inclusive nos portadores de asma. A possibilidade de ela desencadear os sintomas de asma significa apenas que adoença ainda não está totalmente controlada. Por isso, esse fato deve ser relatado ao médico responsável para que ele possa ajustar adequadamente o tratamento.
 
DIA A DIA
A receita para a melhora qualidade de vida do paciente asmático compreende o uso correto das medicações, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.
 
Fonte: Fleury