Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 21 visitantes online.

Buscar

Quimioterapia e Radioterapia
em

A Fundação CESP atendendo o pedido desta Associação dos Aposentados da Fundação CESP definiu o procedimento para ajudar e facilitar os tratamentos das pessoas que fazem Quimioterapia e Radioterapia.

Por esse procedimento, as pessoas poderão ter Senha com autorização para mais de uma sessão, de quimioterapia ou radioterapia, observando que a analise será caso a caso.
 
Portanto, conforme a orientação técnica da Área de Saúde da Fundação CESP, o procedimento é:
 
  • O médico, após o diagnóstico clínico e patológico do tipo de câncer, da sua localização (qual o órgão ou órgãos comprometidos) e do estágio de evolução em que se encontra, define o tipo de tratamento mais adequado para o caso, com base em protocolos clínicos cientificamente consagrados.
  • O tratamento indicado pode ser inicialmente cirúrgico e posteriormente complementado com sessões de quimioterapias e/ou radioterapias ou, quando não há indicação cirúrgica, inicia-se o tratamento direto com quimio e/ou rádio ou mesmo, quando o caso encontra-se avançado, sem perspectiva terapêutica, indica-se tratamentos paliativos sintomáticos.
  • Uma vez decidido pela quimioterapia ou radioterapia o médico encaminha para o medico oncologista clínico quando há indicação de quimioterapia. E para radioterapeuta quando houver indicação de radioterapia.
  • Qualquer que seja o especialista, oncologista ou radioterapeuta, antes de iniciar o tratamento, com base no diagnóstico clínico e anátomo patológico, devem planejar a melhor alternativa para o caso.
  • Quando for quimioterapia, o oncologista deve definir quais os medicamentos quimioterápicos mais adequados, assim como suas dosagens, freqüências e periodicidades de aplicaçãoes.
  • Quando indicada a radioterapia, o radioterapeuta deve planejar que tipo de irradiação é mais adequada, a região a ser irradiada e a que deve ser protegida, a intensidade destas, a forma, a freqüência e a periodicidade das aplicações.
  • Tanto a quimioterapia como a radioterapia são administradas por ciclos com sessões pré estabelecidas para cada ciclo. Após determinado período de cada ciclo, o paciente realiza exames para avaliar o resultado da terapia, ou seja, avalia qual foi a resposta do câncer ao tratamento aplicado, isto é, se houve redução do tamanho e da atividade do tumor.
  • Conforme citado acima, quando o oncologista clínico planeja a quimioterapia para o primeiro ciclo, ele já define as drogas (e respectivas dosagens) que serão infundidas (aplicadas) na primeira sessão e nas sessões subsequentes (quando indicadas).
  • Da mesma forma o radioterapeuta planeja a radioterapia a ser aplicada no paciente.
  • Á pós o primeiro ciclo e consequente avaliação da evolução da doença, o especialista pode indicar novos ciclos.
  • A espera de uma semana ou 10 dias após o planejamento inicial, para iniciar o tratamento, não provoca nenhuma alteração no prognóstico da doença, na perspectiva do controle ou da cura, pois muitas vezes o próprio médico se vê obrigado a adiar o início da quimioterapia ou da radioterapia, pois o paciente pode não ter as condições clínicas adequadas ou estar em recuperação da cirurgia ou de uma complicação decorrente.
  • O fato da Central de Regulação necessitar de 5 dias úteis para a análise da quimioterapia ou da radioterapia proposta, se deve ao fato da necessidade de conferirmos se os protocolos indicados estão adequados para cada caso, dentro das normas técnicas e também da necessidade de avaliarmos e definirmos qual o melhor prestador (recurso credenciado) para o encaminhamento do paciente, principalmente quando houver indicação de radioterapia.
Assim, observamos os requisitos acima, o pedido inicial, do médico pode contemplar, além da primeira sessão, as sessões subsequentes e a senha também pode ser liberada para mais de uma sessão e desde que o médico encaminhe o pedido com a descrição de cada sessão, com as datas previstas, drogas e dosagens. A mesma conduta pode ser adotada para as radioterapias.