Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 6 visitantes online.

Buscar

PES - Informe atualizado
em

Quando da implantação da reestruturação do PES, pela Fundação CESP, houve grande pressão devido aos altos valores dos reajustes. Em razão disso, o chamado novo PES deixou de ser implantado, resultando na manutenção do PES, sem qualquer reestruturação, aplicando-se contudo um reajuste linear de 39,2%, o mínimo necessário- segundo a Fundação CESP - para a sua manutenção, até agosto de 2011.
 
A pedido da mesma Fundação, a AAFC e os Sindicatos dos Eletricitários de Campinas e o de São Paulo indicaram representantes para comporem um Grupo de Estudo do PES, com a finalidade de, num prazo de 90 dias, reavaliá-lo e propor alternativas para torná-lo mais acessível aos Aposentados e Pensionistas, vinculados à Fundação.
 
Referido Grupo foi constituído tendo dele participado, por parte da AAFC e do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, os seguintes membros: José Ferraz Neto, Douglas Apparecido Guzzo, Mario Mortari, Flávio da Silva, Adão do Carmo Silva, Antonio Carlos Pinto de Arruda e Rogério Silva, tendo sido este eleito como Coordenador do Grupo. No decorrer do desenvolvimento dos estudos, em razão de força maior, dois dos membros indicados pela AAFC, José Ferraz Neto e Douglas Apparecido Guzzo, foram substituídos respectivamente por José Antunes Cursino e Aparecido Leitão Duran.
 
Para o suporte aos representantes da AAFC e do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, criamos o Comitê Consultivo do PES, com a participação de nossos colaboradores: Sylvio Pacheco Rasi, José Walter Merlo, Douglas Apparecido Guzzo, Bento Carlos Sgarboza, Guiomar Moraes Sala, Flavio da Silva e Dr. Ieraldo Rubo como representante da Somatória Consultoria de Saúde (contratada da AAFC).
 
Concluído o estudo em 02/12/10 pelo Grupo designado, foi o mesmo submetido em 07/12/10 à apreciação dos presidentes da AAFC, Sindicato de Campinas e do Sindicato de São Paulo, os quais aprovaram e consideraram plenamente satisfeita a expectativa.
 
Em 09/12/10 – esse estudo foi apresentado à Diretoria da Fundação CESP, que elogiou o trabalho, decidindo apresentá-lo a seu Conselho Deliberativo, o que ocorreu no dia 16/12/10. O Conselho teceu elogios ao Grupo e aos resultados apresentados, determinando à Direção da Fundação CESP, que, num prazo de 90 dias, faça um diagnóstico técnico do estudo proposto.
 
Para conhecimento de todos informamos que esse estudo faz um diagnóstico dos atuais problemas do PES e sugere uma mudança radical em todos os seguimentos: governança, gestão, operações e institucional.
 
Dentre as principais diretrizes do estudo apresentado destacam-se:
 
1. Mudar a filosofia de “mercado” para a de “condômino” com os usuários como co-responsáveis;
 
2. Criar um plano básico na faixa de R$ 300,00;
 
3. Permitir flexibilidade de migração;
 
4. Excluir, do PES, o rateio das Despesas Administrativas;
 
5. Intensificar a auditoria médica e de qualidade da rede credenciada;
 
6. Criar rede de orientação local;
 
7. Elevar o nível do PES na estrutura organizacional da Fundação CESP;
 
8. Criar  um Fundo de Saúde, com receitas alternativas como do Banco Real, de Seguros, de receitas de reciprocidade e outros, rateadas proporcionalmente ao PES;
 
9. Estabelecer um teto orçamentário para o PES;
 
10. Desenvolver ações institucionais junto à ANS – Agencia Nacional de Saúde, Patrocinadoras e Governo, pleiteando melhores condições para operar um Plano de Saúde;
 
11. Criar  funções de “Médico de Entrada”;
 
12. Aprimorar a base de dados cadastrais e melhorar a qualidade e flexibilidade dos sistemas de informação;
 
13. Revisar o modelo de comunicação, linguagens, veículos, conteúdos, de modo a adequá-lo ao perfil do público assistido;
 
14. Transformar o atual Comitê do PES em Comitê Gestor do PES, com poderes para participar efetivamente da gestão do PES.
 
 
 Isto posto, resta-nos aguardar os resultados dos estudos técnicos a serem desenvolvidos pela Fundação e acompanhá-los até a sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da Fundação.
 
 Quando da apresentação do estudo desenvolvido pelo Grupo Especial do PES, foi também entregue à Direção da Fundação CESP, para exame, a proposta desenvolvida pelo Dr. Alcides Casado.
 
 Informamos por oportuno que, conforme combinado, o Grupo de Estudos acompanhará a análise a ser feita pela Fundação CESP até sua conclusão.
 
Atenciosamente,
 
Mario Mortari   Sylvio Pacheco Rasi
Vice-Presidente   Presidente