Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 9 visitantes online.

Buscar

Saúde realiza atividades especiais dedicadas à Mulher
em

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, hospitais estaduais vão realizar mutirões de exames, palestras, oficinas, atividades gratuitas de saúde e distribuição de rosas 
 
A Secretaria de Estado da Saúde preparou em São Paulo, uma série de atividades dedicadas à saúde da mulher distribuídas em seis unidades de saúde da Grande São Paulo. As ações, que acontecem durante toda esta semana, são em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A expectativa é atender mais de 2,5 mil pessoas. 
 
As atividades acontecem no Hospital Maternidade Interlagos, na zona Sul da capital, no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Hospital Pérola Byington, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, no Hospital das Clínicas de São Paulo, no IPGG, na zona Leste da Capital, e no Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona Norte, na capital.
 
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas preparou diversas atividades para esta semana. Pacientes e funcionárias da unidade poderão participar de oficinas de ikebana, autodrenagem linfática, oficina de penteados, maquiagem, orientação nutricional, sessão de relaxamento, além de cuidar do visual fazendo as unhas e cabelos com profissionais que estarão à disposição das pacientes internadas. 
 
A grande novidade deste ano será a oficina de colcha de retalhos voltada para as funcionárias, um instrumento pedagógico, que visa o relato oral e o registro, em retalhos, de importantes momentos da vida pessoal e profissional das participantes. A atividade terá acompanhamento de uma psicóloga e ao final da oficina, os retalhos serão costurados formando uma grande colcha que ficará exposta no Instituto. Além disso, haverá também apresentação itinerante de harpa e do tradicional coral que se apresentará na sexta-feira, 08 de março.
 
A Maternidade Estadual Interlagos organizou para as funcionárias um mutirão de mamografia e aulas de dança com um professor no período da manhã e da tarde, na sexta-feira, além de aulas de automaquiagem com profissionais do Instituto Embeleze. As pacientes internadas na unidade neste dia ganharão um botão de rosa e o primeiro bebê do sexo feminino a nascer será presenteado com uma cesta especial de enxoval, preparada pelas voluntárias do hospital.
 
No hospital estadual Pérola Byington, no dia 8, das 7h30 às 13h haverá um ciclo de palestras e discussões sobre temas da saúde da mulher e sexualidade. O evento será no auditório e além do Dia da Mulher, celebrará também os 15 anos do Cresex (Centro de Referencia e especialização em Sexologia), serviço que presta atendimento multidisciplinar com psicólogos, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais. Podem participar do evento funcionários, pacientes e qualquer pessoa que tiver interesse nos assuntos abordados. 
 
No Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, as pacientes poderão participar de oficinas temáticas e palestras voltadas a saúde e sustentabilidade.
 
Abertas ao púbico, as atividades irão acontecer no Prédio dos Ambulatórios. Das 9h às 15 horas da sexta-feira, 08 de março, as participantes irão receber orientações sobre o corpo nas diferentes fases da vida, postura, estética e beleza, vivência corporal e alimentação saudável, com a distribuição de receitas para a elaboração de pratos rápidos e nutritivos.
 
As participantes também irão aprender a confeccionar origami para combater o estresse do dia-a-dia e conhecer a importância do descarte correto do óleo de cozinha e das chapas de raio-X para o meio ambiente, entre outras ações.
 
Em paralelo, palestras sobre "Saúde da Mulher Moderna" e "O Papel da Mulher nos Dias de Hoje" serão ministradas, das 10h às 11h e das 14h às 15h, respectivamente, no Centro de Ensino Berilo Langer.
 
Os centros de convivência da terceira idade também terão programação especial no dia 8 de março para comemorar a data. No CRI Norte, às 8h, os pacientes poderão participar de uma sessão de Lian Gong, técnica corporal que une a medicina terapêutica e a cultura chinesa, contribuindo com o equilíbrio corporal, o estímulo da respiração, músculos, tendões e ossos.
 
No mesmo dia, às 14h, haverá o bate papo com a Assistente Social Eliane Nicoletti com o tema "Violência contra a Mulher". Este encontro irá promover um diálogo sobre o contexto histórico do papel da mulher na sociedade e como essa questão se relaciona com a violência. 
 
No IPGG, na zona Leste da Capital, começa às 14h30 um baile em homenagem às mulheres com músicas especialmente dedicadas a elas, cerca de 1.000 pessoas devem passar pelo local. 
 
Já no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, haverá uma edição especial do "A Hora do Chá" no dia 13 de março às 13h30 no anfiteatro do Hospital. O tema escolhido para o debate é "Questões do Feminino: a mulher e a mídia" e o filme exibido será "Garotas do Calendário". 
 
O "A Hora do Chá" trata-se de uma reunião realizada bimestralmente, onde após a apresentação de um filme, profissionais de vários segmentos de formação e de diversas áreas do hospital participarão de um debate sobre o tema apontado. Este debate é sempre acompanhado pelos profissionais do serviço de psicologia da unidade, o que visa ampliar conhecimentos, despertar habilidades e rever atitudes. 
 
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, fica na Avenida Dr. Arnaldo, 16, Cerqueira César. O hospital estadual Pérola Byington fica na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 683, Bela Vista. A Maternidade Estadual Interlagos está localizada na Rua Guaiuba, 312, Cidade Dutra. O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na Avenida Celso Garcia, 2.477, Belenzinho. O CRI Norte fica na Rua Voluntários da Pátria, 4301, Santana e o IPGG na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra ("Praça do Forró"), 34, São Miguel Paulista. Os prédios dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas funcionam na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155.