Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 7 visitantes online.

Buscar

‘Casa móvel’ mostra cuidados para evitar acidentes domésticos
em

 

Projeto tem como objetivo reduzir o número de acidentes dentro de casa e a gravidade dos casos
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou a casa móvel da "Casa + Segura". O projeto, parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), tem como objetivo reduzir o número de acidentes domésticos.
 
A pasta investiu R$ 400 mil para a implantação da carreta e na confecção de materiais de orientação. A carreta vai ficar instalada no Parque do Ibirapuera em São Paulo e a população poderá interagir com ambientes que simulam os perigos encontrados em uma residência.
 
"Esse tipo de ocorrência vitima especialmente os extremos da idade: crianças e idosos. Muitos cuidados básicos podem evitar problemas importantes. Por exemplo, um tropeção em um tapete mal posicionado, cabos de panelas voltados para fora no fogão, escadas mal iluminadas, brinquedos espalhados.", alerta Florentino Cardoso, presidente da AMB. 
 
Na Casa + Segura, os instrutores irão acompanhar os visitantes, informando sobre dicas de prevenção e no bem-estar. Duas carretas foram unidas com área total de 38 m² e sete cômodos foram transformados para mostrar como pequenos descuidos podem provocar graves acidentes. 
 
O projeto ficará instalado até 28 de fevereiro na Arena de Eventos (Portão 10 do Parque do Ibirapuera), das 8h às 18h. A entrada é gratuita. As pessoas que visitarem o local receberão uma cartilha com informações sobre segurança e prevenção.
 
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os acidentes são a principal causa externa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, representando quase 40% dos óbitos. 
 
Quedas, queimaduras e intoxicações acidentais também são os maiores responsáveis pelas internações entre jovens entre 10 e 14 anos, com 38% dos atendimentos.
 
"É difícil imaginar que, apesar de todos os avanços alcançados pela medicina e pela saúde pública nos últimos anos, muitas pessoas ainda morram por causas completamente evitáveis. Por isso a iniciativa da Casa + Segura é tão importante. Pequenos cuidados e medidas simples resolveriam grande parte deste problema", afirma José Manoel de Camargo Teixeira, secretário de Estado da Saúde em exercício.
 
Você sabia?
 
• Você sabia que as queimaduras, que ocorrem principalmente em acidentes envolvendo produtos de limpeza (álcool, cloro) e utensílios domésticos (panelas), atingem, em 44% das ocorrências, a cabeça, e suas principais vítimas são adultos na faixa entre 20 e 30 anos?
 
• Você sabia que no Brasil, somente em 2007, foram internadas, vítimas de lesões decorrentes de acidentes domésticos, 55.499 crianças com idade entre zero e nove anos? 
 
• Você sabia que os medicamentos são responsáveis por aproximadamente 43% dos casos de lesões na pele ou urticária, atingindo principalmente adultos entre 21 e 40 anos? Siga as instruções de seu médico ao usar qualquer medicamento e leia a bula.